Ser Essência - Desenvolvimento humano e terapias integradas

Blog do autoconhecimento, consciência, saúde mental e emocional

Educação emocional, dignidade e autorespeito

Você já parou para pensar quantas vezes durante o dia sentimos nossos emoções e quais são seus teores e variações? Já percebeu quantas vezes durante o dia sentimos e quais são as qualidades desses sentimentos e se eles de fato estão ligados a fatores reais ou imaginários?

Você sabia que nosso mundo afetivo é o pano de fundo para os nossos relacionamentos e tomadas de decisão diárias? A cada momento, precisamos lidar com escolhas e renuncias, e assim a roda da vida segue. Trabalhar nosso universo emocional é uma prática diária que proporciona autoconhecimento e cultivo de nosso jardim interior, onde dia a dia aprendemos a navegar dentro de nós mesmos, proporcionando fortalecimento interno e sustentação para adquirimos qualidade de vida e bem estar.

Autocontentamento

Quando não temos clareza do que acontece conosco, costumamos usar interpretações dos acontecimentos exteriores, culpando ou usando as outras pessoas para falar dos nossos próprios sentimentos em vez de dizer o que acontece dentro de nós, geramos um desconforto interno e muitas vezes entramos em situações indesejáveis e nos vemos sem recursos para mudarmos a situação.

Conhecer nossas próprias emoções pode não só ajudar a desdramatizar essa condição natural, a qual muitos de nós aprendemos a temer, mas também aumenta nossas chances de assumir responsabilidade pelo que sentimos, fazemos e manifestamos, com dignidade e autorespeito.

A psicoterapia é um espaço reservado para este  tipo de demanda que requer tanta atenção quanto qualquer outra área da saúde, pois uma vez que nosso universo emocional é acolhido, aceito e compreendido, o mundo ao nosso redor também se torna um lugar mais confiável e menos nocivo as nossas fragilidades internas.

Com amor,

Tamiris Hegedus.